Dicas do Fisioterapeuta

Sobre quando e como usar as Compressas Quentes ou Frias, pela fisioterapeuta Natália Guerreiro Ferreira.

Gelo e Calor - Frio ou Quente
Uma alternativa terapêutica não medicamentosa.

Recursos terapêuticos como o gelo e a água quente são muito utilizados pela maioria da população, já que, são de fácil aplicação e de baixo custo. Ambos melhoram a dor, mas é preciso lembrar que eles possuem resultados diferentes e a escolha errada entre eles pode agravar a situação. Sendo assim, quando usá-los?

Gelo- Frio
É interessante utilizá-la logo após o trauma, nas primeiras 48 horas. É só lembrar o jingle famoso de uma pomada que dizia: “Tropeçou, caiu, machucou, tem que ser...” gelo. Logo após o trauma, a região afetada tende a ficar inchada, vermelha, com aumento de temperatura, com diminuição dos movimentos e dolorida. Todos estes sinais indicam inflamação. O gelo, neste local, irá atuar como método analgésico e anti-inflamatório. Para fazer uso do gelo basta utilizar um saco plástico com cubos de gelo (inteiros ou picados). A bolsa deve ser colocada no local da lesão. Vale saber que é preciso de uma proteção entre o gelo e a pele, como um pano ou uma fraldinha. Uma opção são as bolsas de grãos e ervas que podem ser guardadas no freezer e retiradas quando necessário e já tem uma proteção a pele. O tempo da aplicação deve ser de no máximo vinte minutos, dependendo do tamanho da região afetada. As compressas podem ser usadas várias vezes ao dia, nos primeiros 3 dias que seguem a lesão, sendo que é necessário um período de no mínimo duas horas entre uma aplicação e outra. Mas, se você não tem recomendação médica faça uso do gelo no máximo duas vezes ao dia. É preciso ter cuidado com região de cotovelo e lateral do joelho, por alojarem nervos muito superficiais, e também é contraindicado dormir com as bolsas para evitar queimaduras.

Calor- Quente 
O calor superficial é bastante efetivo nas dores musculares crônicas, muito comuns nas regiões lombar e cervical, pois ajuda no relaxamento muscular e diminui espasmos dolorosos. Sendo assim, se você tem este tipo de dor, o calor é uma boa pedida e pode ser administrado com ajuda de uma bolsa de água quente. A bolsa deve ser colocada sobre o local afetado, lembrando-se também de proteger a pele com um pano. As bolsas de ervas e grãos também são uma alternativa já que bastam um ou dois minutos no micro-ondas e já estão prontas para o uso. A temperatura ideal deve ser alta, porém suportável para evitar queimaduras, e o tempo de aplicação é até a bolsa não estar mais quente. A bolsa quente nunca deve ser utilizada logo após um trauma, uma lesão aguda, pois o calor, ao contrário do gelo, irá piorar o quadro. 

Não importa se gelo ou calor, devemos lembrar que nenhum procedimento por si só é milagroso, precisamos saber das limitações e que sempre é necessário descobrir o real motivo das afecções e tê-las diagnosticadas e tratadas por um médico.


Natalia Guerreiro Ferreira
Fisioterapeuta crefito 3/49373-F

Pague com
  • Pagar.me
  • PayPal
  • PagSeguro
Selos
  • Site Seguro

GEREP & MORAIS LTDA - ME - CNPJ: 06.866.147/0001-45 © Todos os direitos reservados. 2018